O PROJETO AÇÃO, faz parte do Projeto Político Pedagógico do Colégio Gálatas. Surgido a partir da demanda por um aprendizado mais interativo, utilizando metodologias ativas, elaboração de projetos que dialoguem com a grade curricular e de caráter interdisciplinar de forma a aprofundar conhecimentos. Desta forma as atividades propostas visam desenvolver o protagonismo do aluno, promovendo a atividade intelectual, o pensamento crítico, a busca de resolução de problemas, o diálogo  com capacidade de argumentação. Como pontuaram os alunos, assistir aula, apesar de ação, nos remete a situação passiva, que pode gerar em alguns momentos ociosidade intelectual… Por que não “ FAZER  aula, ao invés de assistir aula” ? O Projeto Ação propõe desenvolver habilidades e competências focadas na aprendizagem do aluno, inserindo-o no contexto atual de sociedade.